quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Palavras Andarilhas


A coordenadora do BE-CRE da nossa Escola, participou no XI encontro de Palavras Andarilhas dinamizado pela Biblioteca Municipal de Beja nos dias 16, 17 e 18 de Setembro. Neste encontro teve oportunidade de colaborar numa maratona de leitura em homenagem a Matilde Rosa Araújo. Participou ainda numa oficina sobre a dinamização de clubes de leitura presenciais e web, dinamizada pelos Piratas de Alejandria.
Houve muitas oportunidades para conversar com escritores como António Torrado, António Mota, Carla M. de Almeida e Fanny Abramovich, entre outros. Esta última, de naturalidade brasileira, pela sua frontalidade e paixão pela vida, surpreendeu todos os presentes.
Para além de escritores houve ainda muitas oportunidades de ouvir os contadores de histórias, verdadeiros andarilhos, vindos de diversos países de língua portuguesa e espanhola.
Vários são os nomes a realçar:
  • José Fanha (divulgador de poesia, poeta e autor de histórias, contrabandista de sonhos ...)
  • Xabier P. Docampo (escritor e professor e autor de Literatura Infantil e Juvenil) falou sobre o alfabeto de um conto
  • Luís Carmelo (http://www.trimagisto.com/) tem um repertório que privilegia narrativas tradicionais acompanhadas à concertina
  • Jorge Serafim diz-nos "Conto para que entre nós deixe de haver vazios difíceis de habitar, ..."
  • Contabandistas de Estórias
  • Chullage (http://www.youtube.com/watch?v=TwyhvMDLwV0) que faz projectos de RAP de consciencialização e educação para os Direitos Humanos com crianças
  • Ângelo Torres, nascido na Guiné, entra nas histórias à procura de retalhos de si próprio
  • Alexis Díaz- Pimienta (http://www.alexisdiazpimienta/) narrador, poeta, investigador e repentista, dinamizou uma oficina cujo objectivo era incentivar os hábitos de leitura através de jogos orais e mnemotécnicos, improvisações, adivinhas, contos, piadas e outros recursos lúdico-recreativos.
Estes são alguns dos contadores de histórias que em alguns casos improvisam na hora e, quem conta um conto acrescenta um ponto.

Sem comentários:

Enviar um comentário